Consultas médicas
nas áreas de:

Clínica médica

Geriatria

Reumatologia

Consulta clinica:

Atendemos clientes a partir dos 15 anos de idade na especialidade de clínica médica. Utilizada tanto para investigação de queixas do cliente, como para check-up de rotina.

A clínica médica trata-se de uma especialidade médica, diferente do clínico geral que é o médico que tem a formação apenas em medicina.

Consultas de pronto atendimento:

São consultas para resolver problemas agudos, geralmente únicos, que não podem esperar pelo agendamento de rotina. São consultas mais objetivas, rápidas e focadas na resolução daquele problema agudo. São exemplos quadros infecciosos respiratórios, urinários ou digestivos, problemas agudos de pele, dores agudas, entre outros.

 

Faremos o possível para encaixá-lo em nossa agenda o mais breve possível, mas tenha consciência que é uma consulta objetiva, que não pode sobrecarregar o tempo de agenda dos demais clientes previamente agendados.

NÃO REALIZAMOS ATENDIMENTOS DE URGÊNCIA OU EMERGÊNCIA, PARA ESTES CASOS PROCURE O HOSPITAL DE REFERÊNCIA DO SEU PLANO DE SAÚDE OU OS PRONTO ATENDIMENTOS 24 HORAS DA REDE PÚBLICA.

Consulta Geriátrica

Trata-se de uma avaliação médica especializada, utilizada tanto para investigação de queixas do cliente, como para check-up de rotina.

Engloba todas as questões relacionadas ao idoso, desde a promoção do envelhecimento ativo, passando pela prevenção e o tratamento de doenças, sejam elas crônicas ou agudas e que acometam qualquer órgão ou sistema, bem como sua reabilitação. 

O geriatra é o profissional capacitado para atender o idoso, conseguindo diferenciar as alterações que são próprias do envelhecimento das alterações causadas pelas doenças bem como a interferência destas na capacidade funcional do indivíduo.

Além de lidar com doenças prevalentes no envelhecimento como as demências, hipertensão arterial, diabetes, osteoporose, artrose, hipotireoidismo, e depressão entre outras, também abordamos as chamadas síndromes geriátricas como: instabilidade postural (tonturas), incontinência, dificuldades de mobilidade, memória e a polifarmácia (uso excessivo de medicamentos).

É muito importante que você traga anotado todos os medicamentos que utiliza, bem como as doses utilizadas. Também pode trazer os exames realizados no último ano. 

 

Segundo a OMS- Organização Mundial da Saúde o envelhecimento saudável é mais que a ausência de doença. Para a maioria dos idosos, a manutenção da habilidade funcional é o mais importante.

 

Avaliação Geriátrica Ampla – AGA

A AGA é um processo de avaliação multidimensional, centrada na pessoa, que torna possível monitorar a habilidade funcional do idoso. Utilizado com objetivo não só de recuperar incapacidades, mas de manter e potencializar a capacidade intrínseca do indivíduo e do ambiente no qual o idoso está inserido, estimulando o envelhecimento ativo.

 

Através de vários instrumentos de rastreio avaliamos a capacidade funcional e a reserva intrínseca do indivíduo. Este processo engloba avaliação física, cognitiva, do humor, da carga de morbidade (quantidade e gravidade das doenças), suporte social, estado nutricional, risco de quedas, sono, incontinência e uso de medicamentos potencialmente prejudiciais.

Ao final da avaliação classificamos o cliente em 5 graus de capacidade: Ativo, independente, vulnerável, dependente ou incapaz.

Avaliação Cognitiva

Quando há queixa de déficit de memória ou alteração de comportamento do paciente, faz-se necessária a realização de uma avaliação cognitiva. O diagnóstico de síndrome demencial é bastante complexo do ponto de vista médico-científico, principalmente nos casos leves e iniciais. Esta síndrome pode ser desenvolvida por diferentes doenças, algumas potencialmente reversíveis e outras neurodegenerativas progressivas. Nenhum exame ou teste isolado possibilita um diagnóstico, sendo necessária uma bateria de testes e de exames para uma avaliação mais acurada.

No Espaço Maturidade seguimos protocolo de avaliação recomendado por sociedades nacionais e internacionais, composto por: Anamnese; Avaliação funcional; Avaliação do humor e sintomas neuropsiquiátricos; Testes cognitivos; Avaliação da capacidade física; Avaliação de exames laboratoriais e de neuroimagem (realizados em laboratórios, não contemplados no custo da avaliação); Estadiamento clínico; Plano de ação.

A avaliação também pode ser utilizada para comprovar a capacidade do idoso para as atividades de vida civil, o que é muito importante quando questionados sua capacidade de tomar decisões em diversas questões práticas da vida.

Atendimento Domiciliar

Para os clientes com impossibilidade de vir ao consultório, seja por dificuldades de transporte, locomoção, problemas incapacitantes ou simplesmente comodidade, oferecemos o atendimento no domicílio do cliente